ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA LANÇA DIRETRIZES PARA COMUNICAÇÃO DIGITAL NO SETOR PÚBLICO

Para qualificar o uso da comunicação digital por instituições públicas, a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) lançou, no final de fevereiro, o documento “Diretrizes para a Comunicação Pública Digital”. O guia apresenta 10 condutas essenciais para um uso responsável das plataformas digitais no setor público.

“As Diretrizes para a Comunicação Pública Digital são um chamado para que gestores e comunicadores do setor público fortaleçam a informação de qualidade, a confiança nas fontes oficiais e o diálogo. Em um tempo em que a informação se torna um ativo cada vez mais relevante, propomos um conjunto de diretrizes para consolidar a comunicação digital como um serviço essencial à cidadania”, destaca Jorge Duarte, presidente da ABCPública.

Na visão de Jorge Duarte, é fundamental que as organizações públicas garantam protagonismo nos processos de informação de qualidade na sociedade, pelo menos nos temas em que atuam diretamente. “As instituições precisam estabelecer estratégias de comunicação que estabeleçam uma presença ativa e confiável no debate público, combatendo a desinformação e promovendo o acesso à informação de interesse coletivo”, acrescenta.

Adotar essas diretrizes no dia a dia da comunicação pública significa atuar para fortalecer um ambiente comunicacional ético, inclusivo e comprometido com a verdade factual e os valores democráticos. Isso inclui combater a desinformação, ampliar a transparência e promover a participação cidadã.

Em síntese, as 10 diretrizes abordam os seguintes temas:

  1. Construir presença digital;
  2. Planejar;
  3. Promover a confiança e a transparência;
  4. Educar;
  5. Compreender o funcionamento das plataformas e ouvir os públicos;
  6. Considerar o patrocínio de conteúdos;
  7. Atuar com colaboração institucional;
  8. Responder com agilidade;
  9. Estimular o engajamento; e
  10. Integrar canais digitais e não digitais.

O documento foi produzido com a contribuição de associados, que puderam participar com sugestões realizadas por meio de consulta pública. 

“Este é um guia orientativo para profissionais de comunicação de todo o país, que leva em conta os principais desafios de atuar em ambientes digitais baseado em algoritmos e sem regulação específica. Cada instituição deve adaptá-lo às suas realidades e limitações, mas ele serve como uma referência essencial para a construção de estratégias de comunicação pública digital”, explica Érica Abe, coordenadora do Comitê Digital, que ficou responsável por conduzir o processo e elaborar o documento.

O lançamento do guia marca um passo importante na busca por uma comunicação pública mais estratégica, transparente e comprometida com o interesse coletivo. A expectativa dos dirigentes da ABCPública é que as diretrizes funcionem como referência para aprimorar o diálogo entre governo e sociedade, reforçando o papel da comunicação digital como ferramenta fundamental para a democracia e a cidadania.

Confira o guia na íntegra aqui: https://abcpublica.org.br/biblioteca/diretrizes-para-a-comunicacao-publica-digital/.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *