O blog foi incluído em uma iniciativa inédita, promovida pela UNESCO em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, para promover direitos no ambiente digital e para o combate à desinformação.
O Projeto de Cooperação Técnica Internacional “Promovendo o acesso à informação, o exercício de direitos, o combate à desinformação e a defesa da democracia” busca promover a proteção e a promoção de direitos no ambiente digital, com foco na alfabetização midiática e informacional, liberdade de expressão e combate à desinformação.
Após o levantamento sobre as comunicações independentes, os consultores de cada estado, vão ajudar na organização do Manual de Boas Práticas em Comunicação Popular e Periférica e do Guia de Sustentabilidade e Promoção da Diversidade do Jornalismo Periférico e Independente.

No Maranhão, o projeto teve a jornalista Danielle Louise selecionada em edital como consultora, atualmente trabalhando no mapeamento dos projetos editoriais locais.
“Enquanto jornalista, e também comunicadora popular, me sinto honrada de fazer parte de um projeto tão significativo e importante para a comunicação. Além disso, também vai ao encontro da discussão sobre a democratização da comunicação, que precisa ser debatido cada dia mais com firmeza e responsabilidade. Fazer parte do projeto, representando o Maranhão, me dá a oportunidade de conhecer mais iniciativas do estado e contribuir para sua visibilidade, para que seja possível a viabilidade desses veículos se consolidarem e auxiliarem no combate à desinformação e ao discurso de ódio”, explica.

Louise destaca a importância de conhecer mais sobre as iniciativas que “dão voz às comunidades, narram realidades invisibilizadas e transformam a informação em ferramentas de luta e resistência”.
O blog Buliçoso resiste há quase 10 anos. Surgiu em 2017, sofreu ataques de hackers por diversas ocasiões durante o governo Bolsonaro e segue agora com novo domínio em outro provedor, espera-se que mais seguro: buliçoso com cedilha, sem ceder aos valores da dignidade humana. Um blog popular, antirracista, anti-homofóbico, em defesa permanente da democracia. Comunicação livre, leve e solta no Maranhão!