Após o lançamento segundo livro inédito do poeta Celso Borges, na 17ª edição da Felis – Feira do Livro de São Luís umafloréumafloréumafloréumafloresta, no último domingo (10), o Chico Discos será palco para um recital dos poemas da obra na próxima quinta-feira (14), a partir das 18h.
Celso Borges nos inspira a resistir e a reexistir. Ele respira em nossas almas e bafeja de oxigênio o mundo, germinando os lugares mais áridos com o húmus de sua poesia. A obra é prima-irmã da causa dos povos da floresta, das matas e agora, por imposição natural, do planeta. Surgiu após a leitura do livro A Queda do Céu – Palavras de um xamã yanomami, do líder yanomami Davi Kopenawa. Celso é vida.
O livro umafloréumafloréumafloréumafloresta foi escrito entre fevereiro e maio de 2020 e finalizado em julho de 2022. Trata-se de um testemunho autobiográfico e ao mesmo tempo um manifesto xamânico em defesa da Floresta Amazônica.

Os poemas desse livro nasceram do encontro entre o xamã e o poeta e são, por sua vez, a adesão ao manifesto indígena por um homem branco que não se enfileira ao lado do “povo da mercadoria” (como o xamã nomeia os brancos que invadem e pilham a floresta). “E isso porque um poeta como Celso Borges é também uma pedra no caminho daqueles que não alcançam a cosmovisão de que somos, todos nós, a floresta”, afirma Andréa Oliveira, viúva de Celso e coordenadora editorial da obra.
Celso deixou o livro pronto, com orientações precisas de diagramação, ilustração e cores para Claudio Lima fechar o projeto gráfico. “Acredito que ele visualizou tudo desse que chamava de o livro verde com o cuidado que sempre teve com cada uma de suas publicações. Ao lado do Ainda, que lançamos em maio, quando se completaram 64 anos de seu nascimento, esse livro é mais um lote de seu inventário, com pistas sobre o final de sua passagem entre nós e ao mesmo tempo a afirmação de que sua palavra segue acesa e apontando caminhos”, completa Andréa.
Foto: O Estado de São Paulo
AGENDA
Quando: 14/11 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Chico Discos (esquina da Afogados com a São João, Centro de São Luís)
O quê? Recital dos poemas de Umafloréumafloréumafloréumafloresta, livro inédito de Celso Borges