MARINA SILVA PARTICIPA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE EM SÃO LUÍS

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participa, nesta quinta-feira (13/3), da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Maranhão. O evento ocorre no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. A ministra estará presente das 15h às 16h30 e atenderá a imprensa das 16h30 às 17h.
 

O encontro reunirá, nos dias 13 e 14 de março, representantes da sociedade civil, governos e setor privado para debater e consolidar vinte propostas prioritárias destinadas a enfrentar os efeitos da mudança do clima no estado.
 

A Conferência Estadual é o passo seguinte à etapa municipal, encerrada em 26 de janeiro, em que a população dos municípios do estado do Maranhão deu suas contribuições para enfrentar os desafios climáticos locais. Participaram 142 municípios, por meio de duas Conferências Municipais e seis Intermunicipais, que elaboraram um total de 140 propostas. Para acessar o Caderno de Propostas do Maranhão, clique aqui.
 

Um dos principais objetivos da Conferência Estadual é eleger os 40 delegados que representarão o Maranhão na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece de 6 e 9 de maio em Brasília (DF). A delegação de cada estado deve ser formada por 50% de representantes da sociedade civil, 30% de representantes do setor privado e 20% de representantes do setor público. Além disso, deve-se promover a presença de mulheres (cis ou trans) e a participação de pelo menos 50% de pessoas negras em cada delegação.

Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) é organizada pelo governo federal com o objetivo de discutir e propor soluções para os desafios ambientais do país. Nesta edição, a ideia é criar um espaço democrático em que todos possam contribuir com ideias e propostas para enfrentar a mudança do clima e seus impactos no Brasil.
 

Iniciada em 2024, a primeira etapa da 5ª CNMA envolveu a realização de atividades autogestionadas e conferências livres, municipais e intermunicipais. Foram realizadas 62 atividades autogestionadas e um total de 1.227 conferências neste período, mobilizando diretamente 2.455 municípios brasileiros.
 

A segunda etapa envolve a realização das conferências estaduais e distrital, que ocorrem até 15 de março. Nelas, cada unidade federativa tem a missão de eleger os delegados que representarão o estado na etapa nacional e consolidar até vinte propostas relacionadas aos eixos temáticos Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental.
 

O processo culmina na realização da etapa nacional, que ocorrerá em Brasília (DF) nos dias 6 e 9 de maio com a participação de delegações de todos os estados e do Distrito Federal. Neste momento, serão avaliadas as propostas já apresentadas e consolidadas as propostas finais da 5ª CNMA para a Transformação Ecológica do país no contexto da mudança do clima.

Fonte: Secom/Presidência da República

Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

AGENDA 

Evento: Conferência Estadual de Meio Ambiente do Maranhão
Data: 13 de março de 2025

Horário: Participação: 15h às 16h30 – Atendimento à imprensa: 16h30 às 17h

Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro Pedagógico Paulo Freire

Endereço: Av. dos Portugueses, 1966 – Vila Bacanga, São Luís (MA)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *