“OS TAMBORES DE SÃO LUÍS”: DA HISTÓRIA AO QUADRINHO

50 anos após seu lançamento, romance histórico de Josué Montello ganha adaptação em quadrinhos

A obra clássica do escritor maranhense, Josué Montello, “Os Tambores de São Luís”, lançada em 1975, pela editora José Olímpio, acaba de ganhar uma luxuosa versão em quadrinhos. O livro, que tem o negro Damião como protagonista, é o grande romance sobre a escravidão publicado na época. O ano de 2025 celebra 50 anos de sua publicação.

Esse Maranhão do preto Damião, do negro Cosme, da Balaiada, dos bailados e tambores que rufam em vasta variedade de propósitos e rituais, tinha população esmagadora de negros ou mestiços, no final do século XVIII e início do XIX. Às vésperas da Independência, era a província brasileira com maior percentual de escravizados (78 mil ou 55% da população). A influência africana ressoa até hoje no DNA dos maranhenses, embalado ao som do instrumento mais popular em um estado repleto de musicalidade popular. “Era o mesmo baticum inconfundível, que todos os ouvidos podem ouvir, mas só os negros realmente escutam, com as vivências nostálgicas de sua origem africana”, descreve um Josué Montello ainda esbranquiçado na obra.

Versão para os quadrinhos feita pelas mãos de três talentosos ilustradores maranhenses

A versão em quadrinhos tem roteiro com o olhar do publicitário, quadrinista, escritor e roteirista, Iramir Araujo, mestre em História Social pela UFMA, e traços dos irmãos Ronilson e Rom Freire, além de Marcos Caldas (autor da capa do livro). Ronilson Freire é um talento maranhense internacional. Seus traços já ocuparam as páginas das maiores editoras de quadrinhos do Brasil e do mundo, como a Marvel Comics, Dynamite e Titan Comics.

Com seus parceiros de longa data, Iramir já publicou, entre outros, “Balaiada – A guerra do Maranhão” (2008), “Ajurujuba – A fundação de São Luís” (2012), “O Mulato” (2019, adaptação do romance de Aluísio Azevedo), “Além das lendas” (2021) e “Úrsula” (2022, misto de adaptação do romance de Maria Firmina dos Reis e biografia da autora). E, desta forma, tem dado uma contribuição singular à divulgação da cultura maranhense.

Iramir Araújo, publicitário, mestre em História Social e roteirista da HQ: mais uma contribuição à cultura maranhense

“Já, há mais de 15 anos, desenvolvo o projeto de apresentar a cultura do Maranhão em seus diversos aspectos, histórico, literário, da cultura popular e ficcional sob a forma de histórias em quadrinhos. E o faço por entender que esta é uma linguagem que atrai um público bastante amplo e que contribui enormemente para o letramento cultural. Por isso o público prioritário é o estudantil, que às vezes é “obrigado” a ler um clássico, O Mulato, por exemplo, e não consegue se interessar pela obra por causa da linguagem, do tema ou outras razões. Entretanto, quando o lê sob a forma de quadrinhos, compreende o romance e há a possibilidade de ele se interessar por conhecer o texto original. Isso tem acontecido. Tenho ouvido depoimentos de professores sobre isso. O que é muito estimulante”, comenta Iramir Araujo, que começou a planejar a versão da obra em 2021.

O escritor José Neres, da Academia Maranhense de Letras, sintetiza, no texto de apresentação da versão em quadrinhos: “Ao longo das últimas cinco décadas, muitos amantes da literatura se acostumaram a atravessar as ruas da capital maranhense guiados pelos passos e pelas palavras de Damião, o notável protagonista de Os Tambores de São Luís”.

A adaptação em quadrinhos de “Os Tambores de São Luís” tem patrocínio da Equatorial e do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A noite de autógrafo terá mesa com a presença dos autores, tambor de mina e coquetel porque, como diz a música: “tambor que não tem cachaça, eu vou falando mal”


AGENDA

Evento: coquetel e tambor de mina de lançamento da adaptação em quadrinhos de “Os Tambores de São Luís

Dia: 03 de abril (quinta-feira),

Horário: 18h30.

Local: Casa de Cultura Josué Montello (Rua das Hortas, 327, Centro).

Mais informações: https://www.instagram.com/ostamboresdesaoluishq/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *