REVELAÇÃO DA MÚSICA MARANHENSE RECEBE INDICAÇÃO EM PRÊMIO DE MÚSICA BRASILEIRA 2025

Núbia é a única mulher na seleção da categoria “Reggae”. Premiação dos vencedores ocorrerá no dia 4 de junho, no Rio de Janeiro.

É do Maranhão! A cantora maranhense Núbia recebeu duas indicações no Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025 (também conhecido por seu antigo nome, “Prêmio da Música Brasileira”), nas categorias “Reggae” e “Lançamento de Reggae”. A cerimônia de anúncio dos indicados foi realizada na noite dessa quarta-feira (9), no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em São Paulo.

Na categoria “Reggae”, Núbia é a única mulher entre os indicados – entre eles, estão outros nomes conhecidos do cenário regueiro brasileiro, como Armandinho, Dasplanta, Mukambu e Planta e Raiz.

Já na categoria “Lançamento de Reggae”, a artista maranhense disputa com a faixa “Sabores”, do álbum homônimo, ambos produzidos por Sandoval Filho, concorrendo com: “Desses Olhos Tenho Medo”, de Armadinho; “Coração Âncora”, de Céu e RDD; “Love To Jah”, de Gustah, Julian Marley e Rael; e “Do Gueto ao Kilombo”, de Mukambu.

Arte do Álbum “Sabores” da jovem revelação maranhense

“Estou muito emocionada com as indicações. Foi algo muito especial e surpreendente. Esse álbum é muito importante pra mim, pois ele carrega muitas coisas minhas e de nós, maranhenses. Obrigado a todos por todo o carinho envolvido, tanto de quem acompanha a nossa jornada, quanto de quem ajudou a produzir [Sabores]. Muito feliz e grata por tudo!”, destacou a cantora maranhense em seu primeiro pronunciamento após receber as indicações.

A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada no dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A cantora maranhense Núbia: reconhecida com duas indicações ao prêmio

Primeiro álbum de estúdio – Indicada na categoria de melhor lançamento de reggae, a faixa “Sabores”, do primeiro álbum homônimo de Núbia, lançado em 2024, passeia sobre diversas nuances do reggae, assim como o disco, que aborda questões sociais sob um viés político e traduz atravessamentos e vivências da artista.

O álbum traz a influência do reggae na Jamaica brasileira e atrela sua sonoridade a outras vertentes da música jamaicana e influências regionais. “A faixa, assim como o álbum, abordam, tanto na linguagem musical quanto nas letras, metáforas que trazem os atravessamentos que eu passei ao longo dos anos e traduz esses sabores advindos dessas relações em música, de temas que vão de gênero à negritude e sexualidade”, ressalta Núbia.

“Sabores”, o álbum, está disponível em todas as plataformas de streaming e conta ainda com as participações especiais de Célia Sampaio, a dama do reggae e o maior nome do gênero no país, na faixa “Cartas a uma negra”; e recebe também a cantora e MC Pantera Black nos vocais e composição de “Risca”. Já a faixa “Sabores” ganhou videoclipe, com direção de Jonas Sakamoto e está disponível no YouTube: https://youtu.be/mdg9hoFwvXI. Para ouvir o álbum homônimo, ouça em: https://open.spotify.com/intl-pt/album/5my3zgk9Y6WgPZhwwN2Sdm. Acompanhe as novidades de Núbia por meio de seu perfil no Instagram: https://www.instagram.com/nub.ia_/.

O Prêmio –  O Prêmio da Música Brasileira foi criado em 1987, pelo empresário José Maurício Machline. A premiação mudou – em 2025, recebe o nome Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, incorporando o atual patrocinador ao nome.

Em toda a sua história, mais de 1.500 artistas já foram premiados no total. Em 2025, a premiação chega em sua 32ª edição, que conta com 18 categorias.

Além de Núbia, outra maranhense que também ganhou destaque entre os indicados desta edição foi a cantora Alcione, que concorre nas categorias “Samba” e “Lançamento de Samba” – nesta última, com a música “Marra de Feroz”.

Fotos: Daniel Igor

Spotify

Instagram: https://www.instagram.com/nub.ia_

YouTube: https://www.youtube.com/@nubiareggae

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *