MOSTRA DE THIAGO MARTINS DE MELO FICA EM CARTAZ ATÉ SEXTA-FEIRA

A exposição Cosmogonia Colérica, primeira individual do artista visual Thiago Martins de Melo em São Luís, sua cidade natal, entra na reta final de exibição com mais de 5 mil visitantes em menos de dois meses. A mostra fica em cartaz até a próxima, sexta-feira, 10, simultaneamente no Convento das Mercês e ChãoSLZ, Centro Histórico da capital, com um conjunto das obras mais emblemáticas de duas décadas de trajetória de um dos nomes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira. Para celebrar o encontro do artista e sua gente, o programa educativo da mostra oferece duas oficinas que dialogam com o tema do evento.

Cosmogonia Colérica é uma realização da Brazimage e tem patrocínio do will bank, reforçando a descentralização de manifestações culturais no país, com curadoria de Germano Dushá — um dos curadores do último Panorama da Arte Brasileira do MAM São Paulo. Ao todo, a exposição reúne um conjunto expressivo de 21 obras que atravessam o campo da pintura, da escultura, do vídeo e da instalação. O recorte propõe um ambiente imersivo de força plástica, densidade narrativa e urgência simbólica. 

 
Aberta em agosto, a primeira exposição individual de Thiago Martins de Melo em São Luís conta com duas oficinas de arte no encerramento

Última semana – Quem deixou para a última hora, além de conhecer um conjunto expressivo de obras de Thiago Martins de Melo, poderá participar das oficinas que serão realizadas nesta última semana. Na quarta, 8, a artista e educadora Angel de Palmar ministra a oficina Atmosferas sonoras entre caminhos e manguezais, em um processo de criação que busca imaginar e aproximar duas das obras de Thiago Martins de Melo presentes na exposição. E na quinta, 9, a artista visual Tassila Custodes ministra oficina de pintura com enfoque nos contextos míticos e cosmogonias das diásporas africanas. Ambas serão realizadas no ChãoSLZ, das 15h às 18h. Inscrições, gratuitas, podem ser feitas via formulário online no link da bio do perfil @chaoSLZ.

E em parceria com o NUPPI – Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem, será realizado, no Convento das Mercês (10/10, 14h30 às 17h), o módulo de formação Estudos NUPPI, com mediação dos arte-educadores André Lobão e Tons de Maria. Voltado a professores e estudantes da UFMA e do IFMA, o encontro tem por objetivo aprofundar a ideia de cosmogonia, do surgimento dos mundos e sua dimensão mítica, relacionada diretamente ao conteúdo das obras de Thiago Martins de Melo, com enfoque nas cosmogonias africanas e indígenas.

Dos 5 mil visitantes registrados até agora, cerca de 2 mil foram estudantes em visitas agendadas, coordenadas pelo programa educativo, que criou um roteiro criativo entre a Rua da Palma e a Rua do Giz. Com o objetivo de aprimorar o processo de mediação e o encontro entre escolas e a mostra, o programa delineado pelos coordenadores do ChãoSLZ, Dinho Araújo, Samantha Moreira e Thadeu Macedo, também realizou processos formativos destinados aos professores.

“O programa educativo da exposição Cosmogonia Colérica expande possibilidades de formação a partir da articulação de estratégias diversas, incluindo encontros entre diferentes frentes responsáveis pelo projeto, como a curadoria e a expografia, e o público; mas também num convite a pensar novos modos de conduzir a mediação, como campo aberto ao sensível, à escuta e à pesquisa”, afirma Dinho Araújo.

Retorno às raízes – Mais do que uma exposição retrospectiva, Cosmogonia Colérica celebra o retorno de um artista às suas raízes e ao mesmo tempo ativa a potência simbólica de mostrar o mundo a partir do Maranhão — como origem, território e força vital de criação. É justamente para concretizar essa visão e oferecer uma experiência cultural significativa fora do eixo Sudeste do país que a mostra foi viabilizada pelo will bank, por meio do Ministério da Cultura e da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Com amplo reconhecimento nacional e internacional, Thiago Martins de Melo tem obras em algumas das principais coleções institucionais do mundo, como Institute of Contemporary Art (Miami, EUA), TBA21 – Thyssen-Bornemisza Art Contemporary (Viena, Áustria), MASP, Pinacoteca de São Paulo, MAC USP e MAM Rio. Teve mostras individuais na Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre) e no Museo de Bellas Artes (Havana, Cuba), e participou de importantes coletivas, como a 8ª Borås Art Biennial (Suécia), a 31ª Bienal de São Paulo e a 12ª Bienal de Lyon (França). 

AGENDA

Cosmogonia Colérica, exposição de Thiago Martins de Melo

Últimos dias de visitação: (até 10 de outubroIsexta)

Terça a sexta: 8h às 17h

Sábado: 9h às 17h

Domingo: 9h às 13h

Onde: Convento das Mercês e Chão SLZ (Centro Histórico – São Luís – MA)

Entrada gratuita

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *